domingo, 15 de março de 2009

Happy Holi




O Holi , também conhecido como Festa das cores, é uma festividade do hinduismo que celebra a chegada da primavera no hemisfério norte, que ocorre entre fevereiro e março.Segundo a tradição sua origem remonta a muitos séculos antes de Cristo e embora haja muitas versões, na minha modesta opinião, creio que esta explique melhor.



A origem
O temível Rei Hiranyakashyap,muito vaidoso, queria que todos em seu reino o venerassem, mas foi justamente seu filho Prahlad quem resolveu adorar uma entidade diferente, chamada Lord Naarayana. Hiaranyakashyap combinou com sua terrível irmã Holika, que tinha o poder de não se queimar, que ela entraria em uma fogueira com Prahlad em seus braços para matá-lo. Mas Holika se deu mal porque ela não sabia que o seu poder de enfrentar o fogo seria anulado quando ela entrasse na fogueira acompanhada de outra pessoa. Lord Naarayana reconheceu a bondade e devoção de Prahlad e o salvou. O festival, portanto, celebra a vitória do bem contra o mal e o triunfo da devoção.A tradição da queima Holika ou o "Holika Dahan" vem principalmente a partir desta lenda.

A festa tem suas raízes nas comemorações promovidas pelo deus Krishna, o primeiro ao qual as castas baixas puderam rezar graças ao fato de ter nascido em uma família rural.Encarnado em um príncipe que ganhava os corações de todos com suas brincadeiras leves e amáveis, Krishna projetou este costume para eliminar as distinções sociais e aproveitou para paquerar todas as meninas do povoado, de acordo com a mitologia hindu.

A FESTA
Enquanto os brasileiros se divertem com brilho, plumas,abadas, fantasias, espuma artificial ao som do pandeiro, os indianos se deleitam com pozinhos coloridos, água tudo ao ritmo dos tambores.É o Holi, o carnaval indiano. Neste dia a Índia se torna palco de umas das festividades mais alegres do planeta.A rígida sociedade indiana, põe de lado suas diferenças e todos se divertem ao som de muita música, bebidas, comidas e tintas em forma de pó ou balões e pistolas com água colorida. Alegres, usam roupas velhas que ao fim da folia estaram multicoloridas.


Os pozinhos são chamados de gulal e outrora eram feitos naturalmente a base de árvores que floresciam nesta época no ano. Com a quase extinção desse tipo de árvore, o pó colorido começou a ser fabricado artificialmente, o que causou problemas de saúde como alergias.Hoje o governo indiano faz campanhas para que usem o pó colorido a base de materia natural.

É comum antes da festa beber o bhang, uma bebida feita com leite, muito açúcar e folhas de maconha esmagadas.O efeito causado é comparado a uma sensação de paz acompanhado de uma tranquilidade. As crianças podem beber apartir dos 10 anos.
O Holi ocorre no primeiro dia lua cheia no mês de Phalguna( calendário hindu), que cai geralmente entre fevereiro e março Neste dias as pessoas saem as ruas com seus amigos no maior clima de descontração.O dia também é propicio para encontrar um par já que é permitido que se aproximem sob o pretexto de deixar uma corzinha.Ali não há distinção de idade, social, sexual ou religiosa.


Happy Holi a todos!

Nenhum comentário: