quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Hy-Brazil: A Lenda



Lendas sempre povoaram o imaginário das pessoas em todas as épocas, principalmente na antiguidade e Idade Média. Dentre tantas histórias uma das mais prestigiadas está relacionada a Hy-Brasil, a ilha lendária dos celtas. Tudo começou quando o monge irlandês São Brandão por volta do ano 565 D.C.após uma viagem marítima teria encontrando uma ilha ao sul da Irlanda e teria colonizado os nativos. Esse lugar fora descrito como cheio de delícias, exuberância e belezas sem fim. Muitos consideravam ser o paraíso para onde todos iriam após a morte ou simplesmente Ilha dos Mortos. Essa lenda é conhecida como Hy Brazil, palavra celta que vem dos termos “breas” e “ail” e significa Ilha dos Abençoados (Teria originado o verbo to bless no inglês "abençoar"?).

Uma Ilha e Vários Nomes 

Muitos nomes designam a famosa ilha tais como Ilha Brasil, Ilha do Brazil,Ilha de São Brandão, Ilha Brasil de São Brandão , Hy-Brasil ou Hy Brazil.Por muitos anos navegadores europeus buscaram por este paraíso movediço que surgia em meio a neblina,a ilha sempre desaparecia quando alguma embarcação se aproximava. No inicio do ano 1300 até 1870 a busca por Hy-Brasil foi incessante.
A presença da tal ilha é apontada em mapas antigos. Entre alguns podemos citar Ângelo Dalorto em 1325, Dulcert de 1339, o Laurenziano-Gaddiano de 1351, o Pizigani de 1367, o mapa anónimo de Weimar, provávelmente de 1481, o Giraldi de 1426, Beccario de 1426 e de 1435, Juan de Napoli de 1430, Bianco de 1436 e 1448, Valsequa de 1439, Pareto de 1455, Benincasa de 1482 e Juan de la Cosa de 1500. Há dois mapas Catalãos dos anos 1375 e de 1480 que representa a tal ilha e o atlas veneziano no ano de 1489 do Museu Britânico apresenta em todas as páginas sobre o Atlântico a ilha mítica.

Comumente encontramos na cartografia medieval como uma ilha real situada no Atlântico Norte centro ocidental. Sua presença é registrada em uma data anterior a 1500, sendo o nome dado ao gigante sul-americano relativo à lenda e não a árvore que fornecia pigmento vermelho.

Até 1624 muitos se aventuraram em busca da Ilha do Brasil. Todavia sua localização inexata dificultava a procura. Situada primeiramente ao oeste da Irlanda, passa mais tarde a ser localizada perto dos Açores, onde a atual ilha Terceira aparece com esse nome, anterior a 1500, a península fronteira à Angra já designava o nome Monte Brasil, para posteriormente deslocasse para o sudoeste, nas Caraíbas e por fim, estabelecesse no Brasil, atual país. 


Hy-Brasil: Origem do Nome da Colônia Portuguesa nas Américas?


Segundo estudiosos, o nome Brasil tem raízes genuinamente celtas. A primeira linha de pensamento diz que a tão afamada planta extraída da nova colônia portuguesa chamada de pau-brasil, foi um nome dado pelos colonizadores, já que para os nativos a mencionada árvore era conhecida como Araboutan ou Ibira Piranga. Pau-brasil seria proveniente do termo "brasas" de origem céltica e germânica. Em Portugal os bois avermelhados eram frequentemente chamados de brazino, termo oriundo do gaélico irlandês equivalente a breazáil ou ainda do termo O’Brasil que tem origem celta (Hy Breasil) indicando descendentes do vermelho.



Para Sérgio Trombelli o termo Brasil vem do celta braazi que significa “terra grande”. Outros ainda apontam o termo céltico bress, que no inglês originou o verbo to bless (abençoar), como a principal raiz da palavra Brasil, que assim significaria Terra Abençoada.

BRASIL: A ILHA CELTA ?



Recentemente um estudo geográfico apresentou as terras brasileiras em um periodo pré-cabralino onde a elevação dos niveis do mar teria alagado grande parte do atual territorio brasileiro. Abaixo mostra-se uma comparação feita entre dois mapas. O primeiro é uma mapa anos antes do primeiro desembarque português na costa brasileira e o segundo se trata de um estudo feito pelo geólogo Paulo Roberto Martini, da Divisão do Sensoriamento Remoto.

A existência da Hy-Brazil sempre teve caráter mítico. Entre verdades, coincidências e lendas, o mais impressionante é poder mergulhar no mundo céltico e se identificar de alguma forma com aquele povo. A principal questão é que esse mito teria sido um dos motivos que impulsionou a exploração dos mares. A busca por uma terra tão perfeita, lugar ideal para os druidas que almejavam viver ali para sempre. Terra onde não havia árvore infrutífera, cheia de arbustos floridos e sem inverno. 


A lenda havia criado raízes no imaginário do homem europeu. E quando os portugueses chegaram a Pindorama a beleza da nova terra encheu seus olhos. Pero Vaz de Caminha em sua carta bem que poderia ter concluído sem mais delongas a D, Manuel; Vossa Majestade, Hy Brazil foi encontrada!

6 comentários:

Anônimo disse...

nao achei o que eu queria exatamente mas me ajudounum pouco e é muito interessante...

Anônimo disse...

*ajudou um...

Caioo disse...

Pensei que pelo fato do nome do blog ser HY Brasil, o artigo seria maior.
Mas valeu, deu pra ajudar um pouco :D

Unknown disse...

legal... esse vídeo pode completar a postagem https://www.youtube.com/watch?v=I5dsYXnGK7A

um pequeno documentário

Anônimo disse...

decerto somos decentes dos irlandeses, acredito nisso.

ORAÇÕES disse...

Ótima a matéria. Parabéns!