sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Cubana Yoani Sánchez pede Ajuda à Dilma para Vir Ao Brasil



Você conhece Yoani Sánchez? Eu conheci sua história em um dos episódios do programa Passagem Para apresentado por Luís Nachbin transmitido pelo Canal Futura. De lá para cá, estou sempre acompanhado os passos dessa cubana arretada em seu blog Generación Y.

Blogueira e Blog 

Yoani Sánchez Cordero Maria (36) vive em La Habana ( Cuba), é escritora e editora do Portal Desde Cuba. Filóloga de formação, a fama de Sánchez se deu através do seu blog, Generación Y que vem sendo editado desde abril de 2007. No blog, ela comenta sobre tudo o que se passa em Cuba, criticando abertamente o governo de Fidel e Raúl Castro. Milhares de pessoas ao redor do mundo já acessaram ao blog, recebendo prêmios e eleita pela revista Time como uma das cem pessoas mais influentes em 2008.

A fama de Sánchez repercutiu tanto que vários jornalistas do The New York Times, Die Zeit, Newsweek, The Washington Post, Al Jazeera e Repórteres Sem Fronteiras e de canais de tv alemãos e espanhóis a procuraram para uma entrevista. Como se sabe, há uma série de limitações sociais impostas aos cubanos. Só para se ter uma vaga ideia, houve um período em que Sánchez não pode conectar-se ao blog em sua própria casa pois o governo cubano filtrou  o acesso impedindo que o site fosse visualizado em Cuba. Assim,passou-se a autodefine-se como blogueira cega por ser impedida de ver o seu próprio blog. Todavia, para alívio da blogueira, em  fevereiro de 2011 foi autorizadoa liberação do seu blog.

Atualmente Generación Y conta com uma rede de colaboradores, é traduzido em quinze línguas e já conseguiu inclusive chamar a atenção de poderosos como Barack Obama quando em 2009 enviou ao presidente estadunidense sete perguntas referentes à disputa entre Cuba e EUA. Na ocasião, a cubana indagou se Obama tinha intenção de visitar Cuba, sendo todo o texto publicado no site oficial do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Restrição.


Em 2009, os cubanos foram proibidos de acessar a internet desde hotéis. Segundo informações, somente estrangeiros gozavam de tal liberdade. Como era de se esperar, Yoani reagiu com um vídeo no qual ela e o marido são barrados no hotel Melia Cohiba. A iniciativa surtiu efeito positivo. Em questão de poucos dias o acesso foi liberado sendo, obviamente, negada a dita proibição. 

Audaciosa. Perseguida.




A revista Temas organizou um debate público sobre a Internet em Cuba. Apesar de se tratar de um evento de entrada livre, o ICAIC (Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficas) restringiu a participação de várias pessoas, entre elas, blogueiros cubanos contra o governo. Para burlar a imposição, Yoani usando uma peruca loira foi ao evento e no momento de falar, arrancou o disfarce e indagou se estava sendo usado o mesmo sistema de filtragem de pessoas para censurar blogs que não podem ser visualizados em Cuba.

Noutro episódio, durante um comício pela paz, Yoani, o escritor Orlando Luis Pardo e a blogueira Claudia Cadel seguiam para a manifestação quando foram abordados por três agentes supostamente do departamento de segurança pública. A paisana, os agentes fizeram Yoani e Orlando entrar à força em um carro preto,enquanto Claudia foi levada por um patrulhamento policial. Orlando imobilizado, viu Yoani ser espancada e advertida sobre o que vinha escrevendo. Após vinte minutos, os dois foram lançados em um local distante do comício. O ocorrido foi duramente criticado por várias organizações. Yoani divulgou em seu blog fotos de homens que estavam vigiando sua casa, revelando que um de seus agressores atendia pelo nome de Rodney.Jornais oficiais invalidaram o relato de Yoani alegando que os ferimentos seriam resultado de uma briga conjugal.

Ponto de Opinião.

Defensora de liberdade de expressão para uns, mercenária contratada pelos Estados Unidos para denigrir a revolução cubana para outros. Yoani é alvo de controvérsias aglomerando em torno de sua imagem simpatizantes e inimigos. Castristas alegam que Sánchez faz parte de um movimento terrorista sendo apoiada pela CIA e por grupos de extrema direita que não valorizam as conquistas da revolução.Todavia, absolutamente nada de concreto foi apresentado. Para Yoani as ditas conquistas não passam de um mito e que os dados oficiais são, em muitos casos, informações irreais no qual somente uma pessoa que mora na ilha conhece a real situação social do país.No blog Yoani mostra a rotina dos cubanos. Flagra diversas situações que acompanhado por uma linguagem simples, direta e popular tem ganhado admiradores do mundo todo.

Yoani no Brasil 

Por 18 vezes Yoani tentou viajar ao exterior. Mesmo alegando que retornaria à ilha, teve o pedido 18 vezes negado pela ditadura castrista.Agora ela pretende tentar mais uma vez e o seu destino é o nosso Brasil.

Recentemente, ao participar de uma entrevista concedida a uma equipe brasileira, Yoani resolveu fazer um apelo a presidente Dilma. Sua intenção é participar  do lançamento do documentário que fala sobre a liberdade de imprensa em Cuba e Honduras. Para participar do evento previsto para ocorrer  em fevereiro de 2012 na cidade de Jequié, Bahia ela precisa   de uma autorização do  governo e somente após esgotar todos os dispositivos legais, Yoani recorre à presidente brasileira para que consiga essa permissão. Em um vídeo que já circula pela internet, a cubana pede  humilde e educadamente que  Dilma interceda em seu favor ajudando-a ao Brasil. Relata ainda os motivos, alegando que é impedida de sair de Cuba não por ter cometido um crime , mas por simplesmente ser esta uma restrição imposta a todo cidadão cubano, agravado em seu caso, por criticar os desmandos de um governo que viola o  inalienável direito de ir e vir. Sánchez garante que deseja apenas participar do evento e prontamente regressar a Cuba, que é o seu lar.


Em apoio, Xenia Antunes, poeta e fotografa brasileira lançou uma campanha on line acessível neste link. Na petição esclarece que :


LIBERDADE, UM DIREITO HUMANO. LIBERTY: HUMAN RIGHT LIBERTAD: DERECHO HUMANO 
Pedimos a interferência da Presidente DILMA ROUSSEF junto ao governo de Cuba para que YOANI SANCHEZ possa vir ao Brasil e REGRESSAR a Cuba, sem nenhum risco à liberdade e integridade física tanto sua como de sua família e amigos. Pedimos que os governantes de CUBA garantam tanto a sua viagem de ida ao Brasil como sua volta a CUBA. 



O povo brasileiro que tanto lutou e luta pela liberdade em todos os sentidos é convidado a ajudar nesta causa que nada mais é do um expressivo ato de repúdio a todo ato contra a LIBERDADE e os DIREITOS HUMANOS.


Vale lembrar que a lei internacional dos Direitos Humanos concede, entre outras garantias, o direito de ir e vir como um dos elementos básicos para a promoção da dignidade humana.


Conto, caros amigos, com a ajuda de cada um de vocês.


Nenhum comentário: