quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Roda de Conversa nas Calçadas é Tradição em Aracati





Um dos quadros mais pitorescos do meu Aracati se trata de um costume bem antigo que fomenta o convívio social e familiar. Caminhar pela urbe ou pelo interior é se deparar com cadeiras dispostas em circulo na calçada com alegres pessoas a conversar. As rodas, como são chamadas, não têm horário para começar.Basta ter uma sombra, uma calçada bem localizada e pronto, é o suficiente para que as pessoas se acheguem para aqueles dois dedinhos de prosa.Geralmente são encerradas assim que começa a novela das 8 ( mas que na verdade é das 9). Porém contam os mais antigos que duravam bem mais tarde antes da popularização da tv.

De assuntos locais a internacionais. Na roda tem sempre aquele que é bem antenado, que traz informação sobre tudo, mas tudo mesmo. Tem aqueles que são os Nelson Rubens da rua: sabem da vida de todo mundo. Há o caladão que só abre a boca uma ou duas vezes, aquele que "passa" ( chega, não se senta, comenta algo e vai embora) e o comediante que faz piada a toda hora. O ciclo de vida das rodas varia dependendo de inúmeros fatores, o mais comum é que uma vez estabelecida uma roda num determinado local, aquele se torne o point de um grupo especifico por anos! Há até quem coloque nomes nelas : Boca Quente, Aqui Agora, Barra Pesada, Comitê ( em tempos de politica) entre outros mais. 


Tal costume é observado em todo Ceará o que revela um dado importante. Apesar dos altos índices crescentes de violência, a permanência dessa prática evidencia que se ainda podemos por a cadeira na calçada para papear esse mundo ainda não está perdido. 

E como boa cearense deixo um Xeruh no cangote pra negada!


Nenhum comentário: