quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

SOPA Fria





Enquanto no Brasil tudo acaba em pizza, os gringos estão preparando uma SOPA. Desde que o homem adquiriu sua primeira caverna, cercou um pedaço de terra e domesticou umas vaquinhas ele se acha o Adão. Então Eva saiu de casa, foi ao pomar colheu uma cesta de maçãs frescas e a trocou com a vizinha por uma pena avermelhada para adorno. Certa tarde, um pastor estava recolhendo o seu rebanho quando foi surpreendido por uma tempestade.Rapidamente, juntou os seus pertences e buscou abrigo para si e seus animais em uma gruta.Minutos depois, um forte clarão seguido de um estrondo medonho atingiram uma de suas ovelhas.Estava criado o churrasco e a fogueira.  

Um fulano de tal catou um pedaço de carvão , observou sua aldeia, contou o gado e registrou tudo na parede de uma caverna escura, colocando em seguida uma placa de pedras talhadas e anunciou sua exposição: surgia a primeira obra-prima. O homem nômade colhia, bebia e sacrificava a deus. O sedentário trabalha, consome e paga o dízimo. 

Depois da Pangeia o macaco evoluído vagou pela terra e durante suas viagens aprendeu novas técnicas e saberes que eram passados boca a boca.Em contato com macacos do sul confeccionaram um objeto redondo muito útil que pregado em uma tábua podia movê-los a grandes distâncias com a ajuda de cavalos e bois.Logo, todos os macacos aprenderam a construir este carro rudimentar e não precisaram de consórcios, pois afinal, ainda estavam a salvos da peste bancária.Assim, o grupo se fortificava, todos tinham tarefas e as cidades surgiram. 

Numa manhã de domingo, um citadino passeava com a sua esposa pelos arredores da cidade quando resolveu descansar às margens de um rio cristalino. Enquanto observava sua companheira nadar, notou como o cascalho era bonito e como aquelas horríveis pedras amarelas danificavam aquela visão.Diligente catou todas as que viu e atirou-as para fora.

Mais adiante o filho do ferreiro estava indo buscar o cavalo de um fazendeiro e notando aquele amontoado amarelo, juntou-as na bolsa para descobrir sua serventia. Na oficina , tentou ferrar, confeccionar armas, reforçar armaduras e exausto colocou as pedras em um lugar qualquer indo se ocupar com coisas mais sérias.Por ali, passou sua irmã que manipulando daqui e dali concebe uma linda pulseira com pedrinhas amarelas.

Na praça a passear com suas companheiras, a filha do ferreiro encontra-se com a sua rival que com desdém menospreza aquele adorno amarelado.Nesse momento, passa um galante rapaz louro que não gostando de tamanha grosseria, gentilmente elogia o objeto amarelo que passa a ser predileção entre as demais. Daquele dia em dia todos os pulsos, pescoço, orelhas e dentes eram feitos daquilo e aquilo passou a ser ingenuamente chamado de "ao meu louro" , depois "aolouro", e por economia de palavras simplesmente : ouro.

E naquele dia houve trevas e ranger de dentes, pois todas a pedras amarelas se acabaram naquelas redondezas.Esposas e filhas choravam.Maridos e pais se danavam. E pessoas foram pagas com trigo e leite para encontrar ouro e depois o ouro passou a ser trocado por trigo,leite e mel. 

O ouro passou a comprar casas, casamentos e divórcios. A mãe colhia vegetais que seriam trocados por ouro que seriam trocados por leite, pão e roupas.O pai trocava duas tardes na roça por uma pedra de ouro e depois ia à taverna trocar por uma garrafa de cerveja e doces para as crianças.Depois a corista só cantava a preço de ouro e o ferreiro ferrava por duas pepitas. O músico,o escritor e o pintor de cavernas só deixam apreciar sua obra por duas pepitas grandes.Assim o camponês, a camponesa, a filha do ferreiro e o ferreiro passaram a desdenhar seres cheios de "ar" e passaram a chamá-los de "artistas", preferindo trocar suas pepitas por coisas úteis.Sem pepitas, o músico, o escritor e o pintor foram oferecer seus serviços ao rei, que abarrotado de pepitas, combinou três,cinco e sete a cada um respectivamente.

Nascia o sistema de capitação de pepitas ou simplesmente, o capitalismo.

Até que milênios depois, um menino encontra um violão e aprende a tocar sozinho.Passando perto da casa de um pianista famoso aprende uma melodia e guardando-a na cabeça corre para casa e começa a praticar.Sua mãe gosta e logo chama a vizinha que chama o padeiro que chama os clientes até que é solicitado para que toque num restaurante.Todos estão maravilhados.E naquele dia, o pianista famoso entra acompanhado por sua esposa e surpreso manda imediatamente que o menino pare de tocar porque aquela música é sua e para tocá-la, deverá pagar. O menino é pobre e nunca mais tocará aquela música que todo mundo sabe de cor.

Adulto, encontra o velho violão, dedilha duas notas e em minutos concebe uma canção. Um homem passa, gosta do que ouve e negocia dois tostões para que ele vendesse aquela canção.Agora se quisesse tocar a sua música ele teria de pagar. Trato feito, afinal precisava daquele dinheiro para comprar livros de Direito.

Hoje, ele é dono de uma empresa, negocia a compra de coisas criadas por outros e com o Direito adquirido cobra para que usem. Vivia feliz e tranquilo até que uma menina apaixonada por livros e músicas e encontrando dificuldade para emprestar seus livros e discos inventa uma forma de partilhar tudo por meio de um objeto engenhoso.Seu nome era Janete, ou Nete para os íntimos.E como todos que queriam ler ou ouvir música "iam até a Nete", por força de hábito a engenhoca denominou-se internet.

A internet nada mais é que um grande caldeirão comunitário no qual todos têm acesso a tudo, mas como o macaco evoluído aprendeu que tudo tem seu preço resolveu cobrar pelo conhecimento, este que deveria ser um bem gratuito. Chamam de pirataria o que é de todos e tomam posse do que não é seu e apelidam isso de autoria...Boa marmelada ! E já entrando na cozinha, os gringos querem confiscar o caldeirão e trocar a nossa sopa por uma SOPA* que não é diet, light nem free, devidamente servida em pratos negros a troco de pepitas modernas e inalcançáveis a todos. Downloads cometidos a doses modestas em colheres de chá.Nem brioche nos querem dar, logo nós que lhe provemos o caviar!

Por essas e outras é que gostaria de um De frente com Gabi com o inventor da roda . O que ele diria se soubesse do pedágio...

*SOPA: 
O Stop Online Piracy Act (SOPA) (em tradução livre, Lei de Combate à Pirataria Online) é um projeto de lei da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos que amplia os meios legais para que detentores de direitos autorais possam combater o tráfico online de propriedade protegida e de artigos falsificados. O objetivo geral é proteger o mercado de propriedade intelectual, impedindo que mais pessoas percam seus empregos por causa da pirataria. Já o Preventing Real Online Threats to Economic Creativity and Theft of Intellectual Property Act of 2011 (Ato de Prevenção Contra Roubos e Ameaças Virtuais à Propriedade iItelectual) é uma lei proposta nos Estados Unidos para combater sites relacionados à pirataria.



Um comentário:

Danilo LaGuardia disse...

E se eu te dissesse que a prisão do proprietário do Megaupload não tem nada a ver com pirataria, Karline?

O motivo é bem diferente. Huahua....

Dá um pulo no meu blog e a única postagem que tem Megaupload no título, logo entre as primeiras. (tou fazendo isso pra não ter que fazer spam no seu...