sábado, 28 de março de 2009

Os Sofrimentos do Jovem Werther




Os sofrimentos do Jovem Werther (1774), escrito pelo alemão Johnn Wolfgang von Goethe se destaca pelo tema e pela forma como o enredo é conduzido. O caráter intimista dado à obra, uma vez que o livro é composto por cartas e dados posteriormente acrescentados pelos seus conhecidos, nos dá a impressão de estar tomando posse do diário secreto de um sofredor que amou até a morte e já não vê esperança senão além das cortinas do túmulo.

O amor devotado por Lotte o faz venerá-la a ponto de considerar sagrado tudo o que ela venha a tocar ou as pessoas que estiveram em sua presença. Seus sofrimentos são causados pela falta de esperança com relação à Lotte e também pela culpa de estar interferindo no relacionamento dela com seu marido Albert. As palavras de Goethe foram tão profundas que muitos jovens sensibilizados com a história começaram a imitar Werther seja na roupa típica, casaca azul, colete e calções amarelos, ou nos atos culminando no suicídio, uma vez que sem a pessoa amada não valeria a pena viver. Não poucos foram os casos de suicídios na Europa.

O livro é considerado marco inicial do Romantismo e tem caráter autobiográfico fruto do seu amor por Charlotte Buff esposa de Christian Kestner. Escrito em apenas 4 semanas logo após seu aniversário de 24 anos, caiu na graça popular tornando-se o primeiro Best-seller da literatura ocidental e o mais importante sucesso do autor. Ao contrário de Werther, Goethe não cometeu suicídio, mas se inspirou em jovem universitário. Napoleão em certa ocasião lhe confessou que lera 7 vezes e até hoje é um dos 100 livros mais lidos do mundo.

Deixando de lado o senso comum em condenar os suicidas, atentemo-nos não ao fim, mas os caminhos que levaram até ele. O sofrimento daquele jovem que se sente irresistivelmente atraído por Lotte dar-se por um entrelaçamento de fatos que lhe atormenta o coração. O fato de ela ser comprometida, sua postura para com ele que não transparece em momento algum o que ela realmente sente por ele, a culpa por está entre Lotte e seu marido, a falta de perspectiva e total entrega do rumo de sua vida nas mãos da pessoa amada, os aborrecimentos com a vida profissional e a tentativa de afastamento proposto por ela. Tudo isso deixou rastros de pólvora em seu coração que apenas precisou de uma faísca para consumir tudo. Se não podia entregar-se ao amor, cairia nos braços sedutores da morte, que revestida pela esperança de apaziguar a tormenta da sua alma lhe restituiria a plenitude desejada fundindo-se com o infinito. Analisemos do ponto de vista psicológico para que tenhamos cuidado antes de por toda nossa afeição em uma única pessoa ou coisa. A vida é um grande cardápio, se um prato te fez mal ou não foi do seu agrado, sempre haverá outros para experimentar. Do livro, que a propósito adorei, guardemos o romantismo, com finais mais felizes. Boa leitura!


Personagens Principais:
Werther
- Personagem principal,inspirado em Goethe
Editor - Criado por Goethe, organizou as cartas do livro
Charlotte - Amada de Werther, noiva de Albert
Albert - Noivo de Charlotte, foi normalmente contrário aos pensamentos de Werther
Wilhelm - Para quem as cartas em sua maioria são mandadas, amigo de Werther

O livro que li é de tradução de Erlon José Paschoal do original “Die leiden des jungen Werthers” 4ª edição, São Paulo, editora Estação Liberdade, 1999

Nenhum comentário: