terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Educar: uma lição para pais e educadores





Em debate constante, a educação é um dos temas prediletos da sociedade atual. Com isso questiona-se, insistentemente, quais são os pilares de sustentação desse complexo sistema, cujo objetivo capital, deve ser a formação cidadã dos jovens. 

A  ato de educar, como aponta a própria LDB ( Lei de Diretrizes e Bases, documento que regula o sistema educacional brasileiro), destinasse primeiramente aos pais e em seguida à escola. Mas será que é assim que tem ocorrido?

Frequentemente vemos exemplos de pais omissos que elegem a escola como única responsável pela educação de seus filhos. Isentos, abstêm-se da função basilar que compete aos genitores, entregando suas crianças e jovens nas mãos de uma instituição, que por mais empenho e dedicação que venha a ter, não estão, em hipótese alguma, em condições de substituir a figura de pai e mãe.

Todavia, é fundamental situarmos a sociedade como corresponsável na educação de nossas crianças, no qual somará forças e esforços na construção de homens e mulheres de bem. Por isso é que precisamos vigiar o tipo de conteúdo que a tv aberta proporciona,atitudes inadequadas, modismos  No tempo da minha avô, quando uma pessoa flagrava o filho do outro fazendo algo de errado este o repreendia imediatamente, repreendia com autoridade de pai, e em seguida contava para os pais do garoto que tratariam de corrigir o menino. Hoje, diante de uma atitude semelhante, vemos pais ofendidos e filhos com caráteres tortos, corrompidos, protegidos por um falso amor.

Educar é uma ação coletiva. Os pais, a escola e a sociedade que se concentram nessa ideia entendem a complexidade e dependência do papel de cada um para o sucesso de cada criança. Vigiai nossas crianças para que não precisemos colocar vigias em nossas casas.  


3 comentários:

Márcia Rocha disse...

Uma ajudinha no portugues: "... com isso questiona-se".
"Questionasse" é o passado do modo subjuntivo. :)

Karline Batista disse...

Márcia, obrigada pela visita e pela dica =)

Forte abraço

Danilo LaGuardia disse...

Também concordo que a educação não deveria ser função unicamente da escola. Isso é um absurdo.

No meu caso a escola divide esse dever com a televisão. Muito justo.
.
.
.
Ta bom, eu calo a boca.