Em debate constante, a educação é um dos temas prediletos da sociedade atual. Com isso questiona-se, insistentemente, quais são os pilares de sustentação desse complexo sistema, cujo objetivo capital, deve ser a formação cidadã dos jovens.
A ato de educar, como aponta a própria LDB ( Lei de Diretrizes e Bases, documento que regula o sistema educacional brasileiro), destinasse primeiramente aos pais e em seguida à escola. Mas será que é assim que tem ocorrido?
Frequentemente vemos exemplos de pais omissos que elegem a escola como única responsável pela educação de seus filhos. Isentos, abstêm-se da função basilar que compete aos genitores, entregando suas crianças e jovens nas mãos de uma instituição, que por mais empenho e dedicação que venha a ter, não estão, em hipótese alguma, em condições de substituir a figura de pai e mãe.
Todavia, é fundamental situarmos a sociedade como corresponsável na educação de nossas crianças, no qual somará forças e esforços na construção de homens e mulheres de bem. Por isso é que precisamos vigiar o tipo de conteúdo que a tv aberta proporciona,atitudes inadequadas, modismos No tempo da minha avô, quando uma pessoa flagrava o filho do outro fazendo algo de errado este o repreendia imediatamente, repreendia com autoridade de pai, e em seguida contava para os pais do garoto que tratariam de corrigir o menino. Hoje, diante de uma atitude semelhante, vemos pais ofendidos e filhos com caráteres tortos, corrompidos, protegidos por um falso amor.
Educar é uma ação coletiva. Os pais, a escola e a sociedade que se concentram nessa ideia entendem a complexidade e dependência do papel de cada um para o sucesso de cada criança. Vigiai nossas crianças para que não precisemos colocar vigias em nossas casas.
3 comentários:
Uma ajudinha no portugues: "... com isso questiona-se".
"Questionasse" é o passado do modo subjuntivo. :)
Márcia, obrigada pela visita e pela dica =)
Forte abraço
Também concordo que a educação não deveria ser função unicamente da escola. Isso é um absurdo.
No meu caso a escola divide esse dever com a televisão. Muito justo.
.
.
.
Ta bom, eu calo a boca.
Postar um comentário